Como escolher o varal correto
O espaço disponível para secar roupas deve ser levado em consideração para instalar o varal de roupas. Casas e apartamentos com áreas de serviços e varandas podem receber varais de teto e de parede sem afetar a decoração. É importante atentar para a capacidade dos varais para não exceder o peso que eles suportam. Caso você pendure mais roupas que o varal pode aguentar, eles podem cair, danificando o local onde estão instalados e sujando as roupas recém lavadas. Esses modelos de varais são fixados com a ajuda de buchas, parafusos e furadeiras. Os varais de chão podem ser colocados em qualquer lugar e podem ser movidos por toda a casa, sendo os mais indicados para apartamentos que não possuem área de serviço. Por conta da alta mobilidade, eles podem ser colocados na sala, por exemplo, e recolhido para outros ambientes caso chegue alguma visita.
Varal de teto
Varais de tetos são os mais tradicionais. Eles podem ser fixados com buchas e furadeiras para suportar a corda que sustenta a estrutura do varal. Uma corda dá mobilidade ao varal, que é baixado para que a roupa possa ser pendurado e elevado para que ele seque. A instalação do varal é fácil de ser feita, mas um pouco trabalhosa. É preciso marcar no teto os locais onde serão instaladas as roldanas. Essa marcação deve ser feita de acordo com a instalação de furos ou abraçadeiras que vão receber as cordas. Faça as perfurações nos locais marcados (4 no teto e 3 na parede), exceto no ponto central da parede que serviu apenas como referência. Encaixe as buchas nos furos realizados e insira os ganchos. Segure as cordas e puxe-as até nivelar o varal paralelamente ao teto. Puxe as cordas até deixar uma distância de 10 cm entre o varal e o teto e faça um nó na altura do gancho. Desça o varal até a altura ideal para que você estenda as roupas e faça outro nó na altura do gancho.
Varal de parede
Os varais de parede funcionam exatamente como os varais de teto, mas a fixação é mais simples. Basta apenas fixa a estrutura na parede com uma furadeira e parafusos. Aqui na Leroy Merlin, você encontra dois modelos de varais de parede. O modelo sanfonado articulado pode ser recolhido quando não estiver sendo usado. Ele é formado por várias varetas onde são penduradas as roupas. Outro modelo disponível é o de corda. Ele funciona de maneira parecida com o de teto. Ele é composto por barras de alumínio sustentada por um conjunto de cordas que dão mobilidade a cada barra independentemente.
Varal de chão
Varais de chão são ótimos para apartamentos menores e sem varanda. Eles têm muita mobilidade e podem suportar de 5kg a 12kg. Os modelos oferecidos na nossa loja possuem com abas extensíveis nas extremidades, que aumentam o tamanho da estrutura e sua capacidade de secar mais roupas simultaneamente. Quando não está em uso, a peça pode ser recolhida, liberando o espaço para outras atividades.