Os geradores de energia são importantes para manter os equipamentos elétricos funcionando, mesmo quando há problemas no fornecimento de energia elétrica.
Há diferentes modelos, com opções de geradores industriais, geradores residenciais e geradores profissionais. O importante é escolher o gerador de energia mais adequado às suas necessidades.
Tipos de geradores de energia
O gerador de energia residencial é aquele que permite o fornecimento de energia elétrica a uma residência em caso de interrupção de fornecimento.
Existem diferentes modelos, inclusive gerador de energia portátil, ideal para quando você precisa de energia em mais de um local, mas não ao mesmo tempo - como, por exemplo, em casa, para momentos de queda na rede, ou para um acampamento.
Para escolher o modelo ideal, considere as necessidades de energia e o tipo de uso do gerador, se será apenas para abastecer o circuito de segurança ou para aparelhos eletrônicos, como TV, geladeira e micro-ondas.
O gerador de energia industrial é maior e mais robusto, usado por diferentes indústrias. Ele pode funcionar em regime contínuo, sendo a principal fonte de energia, ou em regime de emergência, para manter os aparelhos funcionando no caso de falha na rede.
Há ainda o gerador de energia profissional, um aparelho de alta eficiência e alto desempenho, que pode funcionar tanto como gerador de energia residencial quanto industrial ou comercial. Existem modelos de gerador de energia a gasolina e gerador de energia a diesel.
Qual o melhor gerador de energia?
Para escolher o gerador de energia elétrica, fique atento a alguns pontos. O primeiro é a potência, que deve ser compatível com a sua necessidade, o tamanho do ambiente, o regime em que o gerador irá funcionar, os aparelhos eletrônicos que serão alimentados, etc.
Depois, avalie o nível de ruído emitido pelo aparelho, um critério especialmente importante para geradores residenciais, que, se fizerem muito barulho, poderão atrapalhar a convivência.
Lembre-se de conferir também o tipo de alimentação do gerador, o combustível usado. Os modelos mais comuns são abastecidos com gasolina ou diesel, que têm a vantagem da facilidade com que são encontrados.
Geradores a diesel são mais recomendados para usos profissionais e industriais, por conta do maior rendimento quando comparado à gasolina, resultando em economia para esses usuários. Além disso, os motores a diesel necessitam de pouca manutenção, por isso o custo inicial pode ser compensado pelos mínimos gastos com o equipamento ao longo da vida útil.
Já os geradores a gasolina são mais leves, por conta do motor, mais silenciosos e mais baratos. Mas, por não serem tão econômicos quanto os modelos a diesel, acabam sendo utilizados para residências, como casas, apartamentos e sítios, que necessitam de uso pontual.
Para quem deseja uma opção que agrida menos o meio ambiente, existem opções como o kit de energia solar, com o gerador de energia solar, uma fonte de energia limpa e renovável. Outra opção é o gerador a gás natural, que não precisa reabastecer, não solta fumaça, polui menos o ambiente e é mais silencioso.
Para residências, contudo, a indicação é geradores a gasolina, portáteis ou de classificação residencial, capazes de gerar uma tensão elétrica igual à usada em casa, que pode ser 127V, 220V ou bivolt.
Outros pontos a avaliar são o nível de proteção e resistência do aparelho, especialmente caso ele fique ao ar livre, os recursos de automação, que trazem mais praticidade de uso, e o nível de emissão de poluentes.
Em relação ao motor, o gerador pode ter motor 2 tempos ou 4 tempos. Os de 2 tempos produzem uma explosão a cada giro do eixo central e têm uma construção mais simples, porque não possuem válvulas de admissão nem escapamento, por isso oferecem também custos mais acessíveis e manutenção simplificada.
Nos motores de 4 tempos, a combustão acontece nos intervalos dos giros, o que promove um ganho de potência e torque.
Os geradores diferenciam-se ainda em relação à partida. A partida manual necessita uma intervenção do operador para acionar o gerador e para a entrada da carga, enquanto a partida elétrica ou automática é feita por meio de uma programação no módulo de controle - nesse caso, quando o aparelho detecta uma falha na rede, automaticamente liga o gerador.
Por fim, os geradores têm diferentes quantidades de fases. Geralmente, os monofásicos (127V, 220V ou bivolt) são os modelos residenciais, enquanto os trifásicos (220V e 380V) são industriais e profissionais.
Quanto custa um gerador de energia doméstico?
O preço do gerador de energia residencial é bastante variável. Afinal, depende de uma série de características, como potência, tamanho, alimentação, recursos extras, marca, entre outras.
Para encontrar o gerador certo para as suas necessidades, use a Calculadora de Geradores da Leroy Merlin. Com ela, você conseguirá encontrar o modelo adequado às suas necessidades de forma simples e rápida!
Com essas dicas, você já sabe quais são os melhores geradores de energia. Encontre modelos residenciais, profissionais e industriais na Leroy Merlin! Aproveite nossas ofertas!