O melhor tipo de tinta para sua parede Em meio a tantas possibilidades de cores, marcas e tipos de tintas para as mais diversas aplicações que o mercado apresenta, surge a dúvida de qual a tinta escolher especificamente para o seu trabalho. Para começar, a tinta látex, o tipo de tinta mais usado na pintura de interiores, é feita com base solúvel em água, podendo ser lavada facilmente dos utensílios e revestimentos. Tem rápida secagem e libera pouco cheiro na hora da aplicação. Porém, após a secagem, a tinta látex não deve ser lavada diretamente quando necessária a limpeza, justamente por ter base solúvel em água, sendo recomendado usar apenas um pano úmido. É uma opção mais econômica, indicada também para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfícies com massa corrida.
A tinta acrílica possui na sua composição resinas acrílicas, o que torna essa tinta diferenciada em relação às demais, proporcionando alta impermeabilidade às paredes pintadas já na primeira aplicação, sendo super eficaz e recomendada para pinturas externas. Mas não se restringe apenas a esses ambientes, é altamente recomendada também para espaços que tendem a ter maior umidade, como cozinhas, banheiros, lavabos, paredes de jardim, até porque esse tipo de tinta pode ser lavada sem ser danificada. Também é solúvel em água e tem secagem rápida.
As tintas epóxi têm base sintética e não são solúveis em água, sendo altamente resistente também a materiais de limpeza. Sua principal característica é o seu aspecto extremamente impermeabilizante e, por isso, é recomendada para pinturas de lugares molhados ou inundados, como piscinas, banheiros, boxes e caixas d’água. Também é muito usada para acabamentos em pisos, como garagens ou de estabelecimentos comerciais. Porém, são tintas de difícil manuseio, pois sua aplicação depende de fatores como a diluição em solventes e catalisadores para auxiliar na pintura.
A tinta esmalte, ou esmalte sintético, é similar a tinta com base a óleo, porém com fórmula sintética, o que a faz não ser solúvel em água. Geralmente é aplicada em metais e madeiras, tornando mais durável o acabamento de janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves, por exemplo. É também tradicionalmente usada em portas de madeira, pela facilidade de manuseio e limpeza, podendo ser lavada com água. Outro produto interessante para ter em casa, principalmente se você é um bricoleiro de coração, é o convertedor de ferrugem - o produto converte a ferrugem formando um fundo pronto para aplicar a tinta esmalte, por exemplo. Pode ser usado em qualquer substrato que esteja enferrujado, como portões, cadeiras de metal, etc.
Praticidade é com tinta spray A tinta spray está ganhando cada vez mais espaço na decoração por suas características que tornam o trabalho de pintura muito mais fácil e prático. Esse tipo de tinta oferece facilidades na aplicação, dispensando auxílio de pincéis e rolos, garantindo um acabamento uniforme para as mais diversas superfícies, evitando o efeito de gotejamento ou marcas que prejudicam o resultado fina. Além disso, adere a quase todos os tipos de superfícies, como madeira, vidro, metal, cerâmica, gesso, vime e porcelana. Ele é usado para reviver também móveis e outros objetos, como luminárias, garrafas, estantes, cadeiras, prateleiras. E você ainda pode escolher o tipo de acabamento que melhor atende às suas necessidades e o efeito que quer obter: alto brilho, brilhante, acetinado, metálico e/ou fosco. Ao comprar a sua tinta spray verifique na embalagem a capacidade de pintura por metro quadrado para levar a quantidade certa que irá precisar para seu trabalho, evitando desperdícios.