|Lojas
Compre pelo telefone (somente vendas): 4007-1380 (Capitais) - 0800-602-1380 (Demais regiões).Dicas de segurançaPrecisa de ajuda?

Tecidos

Funcionais e versáteis, os tecidos são usados para diversas funções. Eles estão em cortinas, móveis, roupas de cama, mesa e banho, e podem transformar a decoração, além de oferecer bem-estar e conforto — e o melhor é que não faltam modelos para escolher!

Tipos de tecido

Há diversos tipos de tecido e cada um deles tem características específicas e vantagens. Por isso, vale conhecê-los para escolher o melhor, conforme o uso que você deseja.

Um exemplo é o tecido de algodão, uma fibra natural muito utilizada pelos seus benefícios, como a baixa probabilidade de provocar alergias e a alta capacidade de transpiração. Por isso, costuma ser usado em almofadas, estofados e cortinas. Quanto mais fios o tecido tiver, melhor o acabamento e a durabilidade.

Já o tecido poliéster é feito a partir de derivados do petróleo e tem acabamento brilhante, além de ser ótimo para absorver cores. Ele também é leve, resistente e tem alta elasticidade, o que permite que amasse menos, sendo uma boa opção de tecido para sofá e tecido para cortina.

O linho é outro tecido muito antigo e tradicional, de origem vegetal e com alta resistência e durabilidade. Entre as várias vantagens, está a indicação para climas quentes, o que o torna ideal para uso em tecidos para estofados em áreas externas.

Outra opção é o tecido voil, um modelo feito a partir da mistura de materiais como algodão, elastano e poliéster. Ele é muito usado como tecido para cortina, podendo ser aplicado como peça única ou em conjunto com outros tecidos, oferecendo um visual mais leve.

Se você procura por tecidos para decoração, terá entre as alternativas o jacquard. Ele pode ser produzido em seda, nylon, poliéster e outras fibras, mas tem como principal característica a estampa refinada, comumente usada em almofadas, estofados, móveis, cortinas e roupas.

Há ainda o tecido viscose, um tipo de fibra artificial que oferece bom caimento e facilita a passagem de ar. Além disso, a manutenção é simples, já que é fácil de lavar e passar. É muito usado em roupas de verão, mas também é comum em sofás e cortinas.

Por fim, há os tecidos adesivos, usados para renovar os móveis. São diversas estampas e cores para combinar com vários estilos de decoração. Alguns modelos também apresentam acabamento antimanchas, que oferece mais durabilidade e facilita a manutenção.

Onde usar tecidos

Os tecidos estão presentes em peças de praticamente todos os cômodos da casa. Afinal, além de beleza, eles oferecem funcionalidade e bem-estar em diversos usos.

Na sala de estar e em espaços de descanso, eles podem ser usados tanto para encapar os sofás quanto em mantas para cobrir estofados. Além disso, ganham destaque em cadeiras, almofadas e capas de almofada, sempre aliando conforto à praticidade.

Na cozinha ou na sala de jantar, o jogo americano de tecido também traz funcionalidade para a rotina. Aliás, o tecido impermeável é cada vez mais usado em espaços como cozinha, banheiro, área de serviço e áreas externas, pela praticidade.

E não há como esquecer das cortinas, um dos principais usos do tecido em qualquer casa. Elas garantem proteção térmica em vários cômodos e ainda agregam valor à decoração com modelos que harmonizam com vários estilos.

Além disso, você ainda pode contar com os tecidos adesivos, que transformam móveis e paredes a partir de novas cores e estampas, como o tecido xadrez, floral e geométrico.

Como escolher tecidos

Com tantos tecidos disponíveis, é preciso avaliar alguns aspectos para escolher aquele que será ideal para o uso que você deseja. Um dos fatores é o local em que o tecido será usado.

Comece pensando se o ambiente é interno ou externo, para garantir que o material seja adequado às necessidades do espaço. Em áreas externas, por exemplo, o tecido impermeável pode ser uma boa opção.

Avalie também a superfície em que o tecido será aplicado, como móveis, estofados e paredes. Isso ajudará a encontrar as características ideais do tecido, além de auxiliar no momento de tirar as medidas para comprar a quantidade que você precisa.

O passo seguinte é pensar na decoração. Há diversas cores em tecidos lisos, coloridos ou estampados com desenhos florais, geométricos, xadrez, com listras, entre outros. O recomendado é que o tecido combine com os outros elementos que já estão no ambiente.

Lembre-se de analisar ainda qual o material mais adequado, de acordo com as características de cada tecido. Alguns são mais fáceis de limpar, mais leves, duráveis, mais ou menos indicados para calor ou frio e, por isso, vale conferir as vantagens de cada modelo.

Por fim, não esqueça de garantir os acessórios que você vai precisar para trabalhar com o tecido, como tesoura, trena, cola para tecido e outros materiais.

Os tecidos estão presentes em todos os cômodos e podem transformar a decoração! Confira todos os modelos da Leroy Merlin e garanta o ideal para a sua casa!

Tecidos em destaque hoje