Por mais que você não perceba, os tecidos estão presentes em praticamente todos os cômodos da sua casa. Através deles, você pode integrar a decoração de toda a sua casa de forma sutil e eficiente, sem que os ambientes percam a individualidade e fiquem todos com a mesma cara. Apostando numa paleta de cores ampla, é possível colocar tons parecidos, iguais ou que apenas se completem em almofadas, cortinas, tapetes ou, até mesmo, no estofado de sofás e poltronas. Para facilitar todo este processo, você pode contar com a ajuda do círculo de colorimetria e escolher tonalidades que fiquem bem num degradê, como, por exemplo, o azul e o verde, ou as cores opostas, como amarelo e roxo. As primeiras estão, geralmente, posicionadas lado a lado no círculo, enquanto as outras ficam em lados diretamente opostos.
Além dos elementos revestidos que todos nós já conhecemos, você também pode incorporar os tecidos em outros objetos decorativos. Os quadros, por exemplo, podem ser revestidos com tecidos de cores e estampas que contrastem com a parede de fundo, formando um belo ponto focal na decoração de quartos e salas. Além disso, também é possível revestir paredes usando tecidos — mesmo os que não são autoadesivos. Basta escolher a cor, estampa ou acabamento desejado para uma das paredes de diferentes cômodos. Dependendo da técnica a ser utilizada, esse truque deve ser evitado apenas em ambientes mais úmidos, como banheiros e cozinhas. Ainda falando sobre utilizar tecidos como revestimentos, seus móveis podem ganhar uma cara completamente nova com gavetas ou portas cobertas com pano. A técnica de aplicação com cola branca é perfeita para quem é adepto do DIY e acaba sendo tão simples que mesmo quem não tem tanto costume com trabalhos manuais pode fazer.
Geralmente, na hora de comprar tecidos, é normal que você dê preferência para lojas físicas, já que acaba sendo mais simples de visualizar e adquirir exatamente o que você precisa. Mas a loja de tecidos online da Leroy Merlin oferece uma grande variedade do produto em diversos tamanhos, cores e estampas — algo que pode facilitar a sua escolha, mesmo à distância. Entre os tecidos para decoração, por exemplo, existem modelos indicados para almofadas, estofamentos, lugares americanos, colchas, mantas para sofá e cortinas. Você pode escolher, ainda, diferentes cores predominantes em cada um deles. As opções são bege, azul, cinza, marrom, branco, preto, laranja, rosa, verde, vermelho, roxo, amarelo e multicolorido. Dependendo do seu gosto, é possível encontrar modelos de tecidos lisos ou com estampas diversas, que vão desde os tradicionais floridos até os arabescos. A variedade entre os tecidos autoadesivos é um pouco menor, mas também não decepciona. As cores podem ser rosa, bege, amarelo, branco, laranja, preto, azul, marrom ou multicolorido. A principal vantagem dele é a facilidade de aplicação de acordo com o projeto que vai ser realizado por você.