O pé e o rodízio para móveis são peças pequenas, mas capazes de fazer toda diferença em qualquer espaço. Isso porque os produtos oferecem praticidade e facilidade na hora de limpeza, além de inovação na decoração.
Com pés para móveis, é possível limpar o piso sem precisar levantar a mobília e ainda valorizar a decoração, escolhendo entre diferentes modelos. Já os rodízios, também conhecidos como “rodinhas”, permitem que a limpeza seja feita apenas deslizando os móveis e também possibilitam transformar o ambiente, já que é fácil movimentar os elementos que o compõem.
Disponíveis em várias cores, tamanhos e modelos, estes itens são colocados na base dos móveis e oferecem uma instalação simples e rápida.
Tipos de rodízio para móveis e eletrodomésticos
Os modelos de rodízios podem diferenciar-se em relação a alguns aspectos, entre eles o material em que são produzidos. Os rodízios de plástico são leves, costumam ter um custo mais baixo e ficam ótimas em móveis mais despojados.
O rodízio de silicone, por sua vez, também conhecido como “rodinhas de gel”, é a alternativa ideal para pisos delicados, como madeira, porcelanato e laminado, pois desliza facilmente, não risca, é antirruído e ainda oferece resistência.
Já o rodízio de borracha é uma opção silenciosa e recomendada para móveis mais pesados, assim como as rodinhas de metal, que são indicadas principalmente para eletrodomésticos, são duráveis e dão um toque moderno na decoração.
Outro fator a ser analisado é a capacidade de peso que o rodízio suporta. Se você quer usar essa peça em uma banqueta ou outro objeto decorativo leve, um modelo que suporte até 20 kg pode ser o suficiente. Criados-mudos ou puffs podem receber modelos de rodízios de 25 a 50 kg.
Para os móveis ou eletrodomésticos mais pesados, é importante optar por rodas como as de 55 a 80 kg. No caso de móveis fabricados em aço, como estantes, armários ou mesas, vale escolher modelos para cargas maiores, que vão de 100 a 350 kg.
Analise também as funções e os itens extras do rodízio escolhido, seja para o móvel ou eletrodoméstico. Os modelos fixos movimentam-se em uma única direção, enquanto os giratórios são capazes de dar voltas em seu próprio eixo, permitindo a movimentação em várias direções.
Outra opção é o rodízio com freio, que possibilita travar o móvel para que não saia do lugar e destravá-lo quando necessário. Isso é interessante principalmente para peças mais pesadas, como armários. No entanto, em móveis movimentados com frequência, como puffs, o rodízio sem freios é mais recomendado.
Já o suporte com rodas também é uma excelente opção para peças em que a instalação do rodízio não é indicada ou mesmo para facilitar ainda mais a rotina. Trata-se de uma superfície de madeira com rodas, sobre a qual pode ser colocado um objeto, como vaso de plantas, por exemplo, que ganha praticidade e facilidade na movimentação.
Tipos de pés para móveis e mesas
Para escolher pés para móveis, assim como pernas e bases para mesas, também é importante analisar algumas características, considerando que as peças estão disponíveis em diversos modelos e fazem função de sustentação, por isso devem ser firmes e precisas.
Quanto ao formato, por exemplo, pés cilíndricos são mais tradicionais e ficam ótimos em mesas e cadeiras. Já os quadrados ou retangulares oferecem mais robustez aos móveis. Os cônicos, por sua vez, são uma opção que promove um estilo diferenciado, já que não são tão comuns e podem conferir um toque retrô às peças.
Seja qual for o formato escolhido, é importante observar também a altura da peça, já que os pés menores são indicados para móveis como sofá, por exemplo, enquanto os maiores são instalados em mesas.
A capacidade de peso que os pés para móveis podem suportar é outro aspecto que influencia na escolha. Os modelos de 15 a 30 kg são indicados principalmente para elementos leves, como bancos e criados-mudos.
Já os pés com capacidade de 40 a 70 kg podem ser utilizados em mesas ou cadeiras, enquanto as opções que vão de 100 a 200 kg são recomendadas para móveis mais pesados, como camas e armários.
Considerando que os pés para móveis também fazem parte da decoração, é preciso escolher cores e tonalidades adequadas, que podem ser prata ou inox (que não enferruja), em um estilo mais industrial e moderno, preto ou branco, que são mais clássicos, ou marfim, que dá um toque rústico e sofisticado.
É possível ainda investir em calços e sapatas, que podem ser emborrachados ou de plástico, são instalados nos pés dos móveis, garantem durabilidade aos revestimentos e ajudam a renovar o ambiente.
Agora que você já sabe tudo sobre pés e rodízio para móveis e eletrodomésticos, confira os modelos disponíveis no site da Leroy Merlin e aproveite as ofertas!