Revestimentos de Parede
O revestimento de parede é ideal para decorar diferentes ambientes, podendo ser usado tanto dentro como fora da casa. Ele ainda ajuda a proteger a parede contra umidade, gordura e outros itens.
Por isso, é fundamental sempre observar as características do espaço antes de escolher o produto, já que existem opções de revestimento para parede de cozinha, revestimento de parede externa, revestimento de parede interna e assim por diante.
Quais os tipos de revestimento para parede?
Escolher os revestimentos para parede é algo muito importante, tanto em termos decorativos como funcionais. Dessa forma, compreender as diferenças entre cada opção é essencial antes da compra.
Revestimento cerâmico
Os revestimentos cerâmicos são os mais conhecidos e utilizados, podendo ser empregados até mesmo em locais úmidos, como banheiros e cozinhas.
Eles são fáceis de limpar, evitam problemas causados pela umidade, como o mofo, e podem ser encontrados em diferentes cores e texturas, inclusive em versões que recriam materiais naturais, como madeira, mármore e outras pedras.
Revestimento de porcelanato
A diferença entre a cerâmica comum e os revestimentos de porcelanato está, basicamente, na forma como são feitos.
Os porcelanatos, como azulejos e pastilhas, são mais resistentes, podem ser encontrados em maxi formatos e algumas versões têm acabamento retificado, o que permite assentar as peças mais próximas umas das outras, trazendo uma sensação de amplitude.
Pastilha
As pastilhas são bastante usadas como revestimento para cozinha e revestimento para banheiro e, como os demais revestimentos cerâmicos, também são resistentes à umidade.
Existem modelos de diferentes formatos e cores, como as pastilhas de vidro e as metalizadas. Elas podem ser usadas em apenas um detalhe ou em toda uma parede, além das fachadas.
Revestimento cimentício
Os revestimentos cimentícios são opções super em alta. Eles podem ser usados tanto como revestimentos para parede externa quanto como revestimento para parede interna, dependendo do efeito decorativo que se deseja dar.
Esse revestimento é produzido com placas de concreto misturado com alguma matéria-prima, que pode ser vidro, pedras naturais, entre outros, oferecendo grande riqueza de cores, texturas e formas diferenciadas. Também existem cerâmicas e porcelanatos que recriam os cimentícios.
Revestimento 3D (ou plástico)
Se você deseja algo moderno e elegante, vale investir em revestimentos 3D, fáceis de aplicar e que oferecem excelente custo-benefício.
Essa é uma ideia muito usada como revestimento de parede de sala e também pode aparecer como revestimento para parede de quarto, criando um ponto de destaque.
Revestimento mosaico
Caso a ideia seja criar contraste e destacar uma parede, que tal usar revestimentos mosaicos?
Eles são resistentes às variações climáticas e podem ser usados em salas, fachadas e diferentes ambientes. Existem, inclusive, opções de revestimento de parede externa imitando pedra.
Papel de parede
Uma alternativa tradicional e elegante é o papel de parede, que oferece facilidade de aplicação e diversidade de modelos.
Esse produto é um dos mais usados como revestimento de parede para quarto, mas há opções para todos os ambientes, até versões para áreas úmidas. Quem sonha em ter um revestimento de parede tijolinho, pode investir no papel de parede com essa estampa, por exemplo.
Nessa mesma pegada, os adesivos decorativos também são ideias simples, mas que adicionam charme e personalidade a qualquer espaço e podem ser instalados de maneira prática e rápida, transformando ambientes.
Painéis de madeira
Existem ainda os painéis de madeira, que são atemporais e ficam lindos em praticamente todos os cômodos. A vantagem do revestimento de madeira para parede é que ele é fácil de combinar com qualquer estilo decorativo.
Uma opção para quem quer renovar o ambiente de forma funcional e prática, mas sem grandes mudanças, é utilizar nichos e prateleiras. Os nichos para banheiro, por exemplo, podem complementar a área do box, aliando beleza e funcionalidade e favorecendo a organização.
Como comprar revestimento de parede?
O primeiro passo para escolher o revestimento certo é analisar as características do ambiente. Analise se ele é interno ou externo, se há umidade ou se é uma área seca e qual a função do cômodo.
Ambiente indicado do revestimento de parede
No caso dos revestimentos de parede para banheiro e dos revestimentos de parede para cozinha, eles precisam suportar a umidade, sem criar mofo.
Os revestimentos de parede para sala e quarto podem ser encontrados em diferentes materiais e cores, proporcionando versatilidade para a decoração dos seus ambientes.
Já os revestimentos para áreas externas, incluindo revestimento para churrasqueira e revestimento para piscina, além da beleza, devem ser capazes de suportar as intempéries, como chuva, sol e vento.
Cor, estampa e acabamento do revestimento de parede
Na sequência, considere o design e o estilo do espaço. Se a intenção é fazer com que o cômodo pareça mais amplo, prefira cores claras, em especial o revestimento de parede branco. Caso queira algo mais rústico, invista em estampas, que podem ser versões que recriam cimento queimado ou ainda algo mais atemporal, como estampa de madeira.
Quanto aos acabamentos, os revestimentos podem ser, basicamente, de três tipos:
No caso de revestimento para parede, a escolha do acabamento pode ser puramente estética, considerando os demais elementos do ambiente.
Que tal colocar nossas dicas em prática e escolher o melhor revestimento de parede para sua casa? A Leroy Merlin conta com inúmeras opções de marcas, modelos e estilos. Confira!