|Lojas
Compre pelo telefone (somente vendas): 4007-1380 (Capitais) - 0800-602-1380 (Demais regiões).Dicas de segurançaPrecisa de ajuda?

Piso

Definir o piso é uma das decisões mais importantes durante a obra ou a reforma. Afinal, além da questão estética, o revestimento interfere em pontos como conforto térmico e acústico, e a própria segurança dos moradores.

Modelos de pisos

Existem muitas opções de pisos e revestimentos — e para escolher o ideal, é importante compreender as características e indicações de cada um dos tipos de pisos.

O piso porcelanato é um dos mais procurados atualmente. Ele é um revestimento cerâmico de alta qualidade, com excelente durabilidade, que não mancha, tem um brilho intenso e pode ser usado em praticamente toda a casa, inclusive com versões para área externa.

O piso cerâmico é outro bastante usado. Ele é produzido a partir da prensa e da queima da argila. É um material bastante resistente à água e com muitas texturas e paginações — também é chamado “piso frio”, devido ao seu excelente conforto térmico, sendo ótimo para regiões quentes.

O piso vinílico é semelhante visualmente ao laminado — o que faz com que muitas pessoas tenham dúvidas entre piso vinílico ou laminado. A diferença, contudo, é que esse piso é produzido a partir de PVC, enquanto o laminado é produzido com madeira.

O vinílico necessita de uma superfície nivelada para sua instalação e oferece excelente conforto térmico, acústico, além de resistência a manchas.

Já o piso laminado é produzido de HDF (painel de madeira de alta densidade), deixando o ambiente muito aconchegante. Ele é fácil de ser instalado e tem uma beleza ímpar. Porém, não pode ser usado em locais úmidos ou molhados, como banheiros e cozinhas.

O piso emborrachado é usado em locais de circulação nos quais se deseja trazer mais segurança aos pedestres. É produzido a partir da borracha, geralmente por meio de reciclagem de pneus. Como são feitos com materiais atóxicos, podem ser usados em residências. Está disponível em diferentes formatos e pode ser instalado diretamente sobre o contrapiso ou outro tipo de piso.

O piso de madeira é ideal para quem busca mais aconchego e beleza. São várias as opções dentro dessa categoria, como o assoalho, feito de madeira de lei. Combinam com diferentes estilos decorativos, mas não podem ser instalados em locais úmidos.

O ladrilho hidráulico é um dos modelos de piso com várias estampas e produzido de maneira artesanal. Ele é feito a partir de uma combinação de pó de mármore, cimento e corantes, trazendo muita personalidade às decorações.

Os ladrilhos para calçadas são confeccionados em 3 camadas, que são compactadas. Isso garante resistência e durabilidade maiores. Podem ser encontrados em diferentes cores, modelos e padrões.

O pisograma é uma peça que mistura piso com grama. É um revestimento muito usado em quintais, jardins, calçadas e estacionamentos. O assentamento da parte de concreto é feito no solo, dando a sensação de que ele foi inserido no meio da grama. Ele é fácil de ser instalado e pode ser usado em qualquer tipo de solo.

Ainda para as áreas externas, uma boa opção é o piso intertravado, feito de concreto e com uma aparência similar ao paralelepípedo. Também é conhecido como bloquete, pavimentos drenantes ou pavers. Pode ser usado em calçadas, estradas, ciclovias, ruas, garagens, praças e parques.

Caso queira um ar mais diferenciado, pode investir nas pedras para piso. São inúmeros os tipos de pedras que podem ser usados, dependendo do ambiente e do efeito desejado, como São Tomé, Miracema, Ardósia, Granito, entre outras.

Como escolher piso para cada ambiente

Além das características dos diferentes modelos de pisos, existem outros pontos que devem ser considerados. O primeiro é o local onde esse piso será instalado. Em ambientes úmidos, como a cozinha e o banheiro, prefira versões de piso antiderrapante e que sejam de materiais que podem ser molhados.

Nos banheiros, há opções para a área seca e a área do box. O espaço em contato com a água obrigatoriamente deve ser antiderrapante. Mas, você pode e deve apostar no estilo, já que é possível ter até mesmo banheiro com piso amadeirado com modelos de porcelanatos.

Nos quartos e salas, você tem mais liberdade, podendo usar pisos que tragam a sensação de aconchego. Os pisos de madeira, laminados, vinílicos que lembram madeira e cerâmica, e porcelanato amadeirado fazem muito sucesso, justamente por essa característica mais aconchegante.

Se quiser usar um porcelanato com brilho, esses são os melhores ambientes para isso. Pense também no conforto térmico. A madeira e o carpete funcionam melhor para locais frios e o porcelanato e a cerâmica são ótimos para locais quentes.

Nas áreas externas, como jardins, varandas e garagens, busque por versões de pisos específicos para esses espaços. Eles devem ser mais resistentes, já que ficarão expostos a intempéries. As pedras fazem muito sucesso, mas também pode-se usar cerâmica ou porcelanato — desde que indicados para esses ambientes.

Por fim, claro, analise o estilo decorativo adotado no ambiente. Considere as melhores opções de cores, formatos e acabamentos, trazendo harmonia e diferenciação ao seu espaço.

Já sabe tudo sobre piso? Encontre as melhores opções para sua obra ou reforma na Leroy Merlin!

Benefícios Pisos Vinílicos e Laminados

Pisos para Calçadas, Pavimentações, Jardins e Quintais: