Na hora de decorar, os móveis para sala fazem toda a diferença – e precisam ser escolhidos de acordo com o estilo que você deseja imprimir no espaço e também com o tamanho do ambiente.
O primeiro passo é definir qual estilo sua sala terá: moderno, rústico, retrô, urbano, industrial, clean, etc. E depois analisar as cores, texturas e estilo dos móveis.
Para salas pequenas, o ideal é investir em móveis de cores claras (até em tons próximos à cor da parede).
Isso dará uma sensação de amplitude maior. E você poderá adicionar cor pontuando com objetos de tonalidades fortes ou com estampas. Por exemplo, com almofadas, cortinas, tapetes e outros detalhes.
Mas se a ideia é criar uma sala sofisticada ou mais urbana, pense em um ou outro móvel escuro. Se a sala é grande e o pé direito é alto, você pode ousar, usando todos os móveis em tons mais fechados.
Agora, se você deseja criar uma sala aconchegante, jovem, alegre e criativa, que tal investir nos móveis coloridos? Novamente, pense no tamanho do cômodo. Salas pequenas ficam melhores com um ou outro móvel colorido – que será o ponto focal do espaço. Já as maiores podem ser mais ousadas.
É possível, por exemplo, brincar com as cores dos sofás, com os maiores em tons neutros e os menores coloridos, ou com as poltronas de cores e estampas mais alegres.
Além dos móveis, considere a escolha adequada dos objetos decorativos. Uma sala bem neutra e clean, pode ter um belo tapete com uma textura incrível, ajudando a trazer aconchego. As almofadas podem ser um destaque a mais no seu sofá, com um toque de cor no caso dos móveis de sala neutros, ou trazendo equilíbrio se o restante do espaço for bem colorido.
A cortina, os quadros e nichos complementam o ambiente, trazendo a sua personalidade para o espaço e deixando tudo ainda mais aconchegante. É claro que precisa haver uma unidade entre todos esses itens. Assim tanto os móveis para sala de estar como os objetos decorativos devem seguir o mesmo estilo que você definiu para o ambiente.
Com os móveis para sala de jantar não é diferente. Defina o estilo decorativo e pense no equilíbrio das cores e dos materiais. Se a sala de estar e de jantar são integradas, o ideal é que ambas estejam no mesmo estilo ou em estilos complementares e que os materiais tenham relação entre si.
Por exemplo: madeira na cadeira, no pé palito do rack e nos pés das poltronas. Ou ainda uma cor que se repete no estofado da cadeira da mesa de jantar e também no seu sofá.
A sala pequena pode ficar bastante aconchegante quando se escolhe os móveis certos. E não é preciso investir em móveis planejados para sala, basta ficar atento às medidas e ao formato de cada item.
Na sala de estar, pense na composição. O conjunto de sala, por exemplo, pode ser formado por um sofá de dois lugares e uma namoradeira, ou um sofá menor e algumas poltronas. Quem recebe visitas, pode apostar nos sofá-cama e até nos puffs para ter espaço extra.
Na sala de jantar, as mesas redondas são as mais indicadas, porque se ajustam melhor a ambientes pequenos. Mas lembre-se de deixar, no mínimo, 70cm livre para a circulação ao redor da mesa.
Considere também as cores e os materiais dos móveis. Uma mesa de jantar com tampo de vidro dá uma sensação maior de amplitude. Assim como um conjunto de mesas e cadeiras em tons claros.
Caso haja espaço suficiente, aposte em um aparador para sala e pense também nas cores e nos materiais, que devem trazer leveza. O mesmo com as banquetas. É essencial reduzir a quantidade de móveis em salas pequenas, para não prejudicar a circulação e não deixar o espaço com uma sensação desagradável.
Os móveis brancos são neutros e ideais para deixarem o ambiente mais iluminado, parecendo maior e mais amplo.
Para os móveis para sala de estar, prefira as versões multifuncionais. Por exemplo o rack com gavetas, o painel para TV, que é suspenso e etc. Se você é apaixonado por estantes, pense em materiais que sejam mais leves ou de cores claras.
Agora ficou mais fácil decorar a sua sala? Encontre os melhores móveis para sala de estar e de jantar na Leroy Merlin!