Se você ainda tem dúvidas sobre qual luminária usar na sala ou qual é a melhor luminária para cozinha, é hora de entender tudo isso. Quando falamos em iluminação interior, é necessário pensar tanto no estilo decorativo, quanto na forma como a luz pode impactar no conforto e na funcionalidade do espaço.
Luminárias e decoração são temas que têm tudo a ver. No que diz respeito a salas, isso fica ainda mais claro. Se você quer adotar um estilo mais intimista e acolhedor no ambiente, uma iluminação suave é a mais indicada. Aposte, portanto, na luz indireta, com luminárias pendentes e abajures de mesa e chão.
No entanto, se você prefere um ambiente mais clean, investir na luz direta pode ser a melhor opção, já que, dessa forma, o espaço fica mais claro. Os plafons também são uma boa alternativa, mas lembre-se de que você pode complementar a decoração com pendentes, arandelas e luminárias de mesa.
Quando se trata de luminária para quarto, é importante destacar que ela pode ser de vários tipos, já que deve ser pensada de acordo com os hábitos do dono do quarto. Embora o mais usual seja suavizar a iluminação para tornar o espaço acolhedor, é preciso também torná-lo funcional.
Por exemplo, se você tem o hábito de ler antes de dormir, é recomendado apostar em abajures ao lado da cama ou em luminárias de chão, caso você prefira fazer a leitura em uma poltrona. Outra dica é utilizar luminárias de mesa para a escrivaninha.
Quanto à iluminação geral, você pode escolher um lustre estiloso, dependendo da decoração do cômodo, ou então optar por vários spots de luz espalhados pelo cômodo, que tornam a iluminação suave e, ainda assim, eficiente.
Vale ressaltar também que existem luminárias infantis, indicadas para oferecer luz noturna aos pequenos que se sentem inseguros em dormir no escuro. Além de funcionais, essas peças costumam ser uma fofura!
Na cozinha, a iluminação uniforme e direta é a mais recomendada, pois esse é um espaço funcional, em que a luz é indispensável. Nesse caso, plafons com lâmpadas na cor branca são uma ótima opção, porque podem oferecer luz direta e são muito eficientes.
Uma boa dica também é utilizar luminárias painel LED, que não necessitam de lâmpadas, já que possuem o LED integrado ao produto, e dão um efeito mais sutil no teto, além de manterem o alto nível de eficiência que as lâmpadas LED oferecem.
No caso de cozinhas grandes, a luminária pendente pode ser a solução. Você pode optar por um conjunto de pendentes, que podem ser estrategicamente posicionados sobre a bancada, a pia e outras áreas importantes do cômodo.
No banheiro, a regra é a mesma: iluminação uniforme e, de preferência, intensa, principalmente em cima da bancada da pia, utilizada para higiene e limpeza. Uma luminária de teto é ideal para esse caso e você ainda pode complementar a decoração com arandelas, spots e luminárias de LED pequenas e direcionadas.
Por fim, nos corredores, a luminária de parede é uma boa pedida, já que não ocupa espaço no chão. O uso de luzes nessa área fica ainda melhor se você instalar um sensor de movimento, para que elas acendam durante a passagem de pessoas e fiquem apagadas em outros momentos.
A iluminação exterior é um diferencial que deixa qualquer casa ainda mais bonita! No jardim, o uso de balizadores forma uma trilha de luz pelo chão que é um charme. Além disso, as arandelas nas paredes da casa podem complementar a iluminação, deixando-a suave, mas muito eficiente.
Na entrada, balizadores são comuns, principalmente porque oferecem segurança para os moradores, já que iluminam pontos específicos do local. Os refletores também podem ser utilizados, mas distribuem a luz de modo mais amplo.
Já a iluminação na área da piscina pode contar com refletores ou balizadores ao redor, o que deixa o espaço ainda mais bonito e cheio de estilo. Arandelas também são indicadas, assim como up-lights, destacando pontos específicos, como o deck.
Além de pensar nas luminárias, é preciso também se ater às cores das lâmpadas, que podem transmitir várias sensações.
Luzes amarelas, por exemplo, promovem um efeito intimista e acolhedor, pois são um pouco mais escuras e quentes do que as brancas. Essa é a escolha ideal para ambientes aconchegantes e confortáveis, como quartos, salas e áreas de estar.
A luz branca, por sua vez, causa a sensação oposta: é estimulante e considerada uma luz fria. Ideal para ambientes de trabalho e espaços residenciais como cozinha, banheiro e área de serviço.
No caso de ambientes utilizados tanto para trabalho quanto para descanso, como um quarto com home office, você pode escolher entre a luz branca ou amarela no projeto, dependendo do seu gosto.
Já as luzes neutras são comumente utilizadas em todos os cômodos, porque ficam agradáveis em muitos ambientes e combinam com diversos estilos de decoração. Uma boa ideia é utilizá-las na sala de estar, por exemplo, porque transmitem uma sensação de conforto e não agridem a visão.
É importante ter em mente as funções e o estilo de cada cômodo, para saber exatamente o modelo de luminária e a cor da lâmpada que fica melhor em cada um deles.
Agora que você já sabe qual o tipo de iluminação mais recomendado para cada ambiente, pode escolher as luminárias ideais para a sua casa. Confira os produtos da Leroy Merlin e aproveite!