As luminárias são peças funcionais e que dão destaque a qualquer ambiente! Afinal, elas garantem a iluminação ideal e ainda podem combinar com o estilo de decoração do cômodo, já que estão disponíveis em diversos modelos.
Quando falamos sobre bem-estar, conforto e beleza de um espaço, acertar na iluminação é assunto-chave. Isso porque, mais do que permitir que tudo fique visível, a iluminação é capaz de transformar os ambientes, fazendo com que fiquem mais acolhedores, intimistas e bonitos.
O contrário também é verdadeiro: quando a iluminação não é bem planejada, a área pode ficar com um aspecto frio ou escuro, que não favorece a decoração e nem promove bem-estar. Por esses motivos, as luminárias são o que você precisa para criar um ambiente perfeito no seu lar!
Os modelos de luminárias e como utilizá-las
Basta uma rápida pesquisa para ver que existem diversos modelos de luminárias. E isso é ótimo, porque significa que você tem várias opções para escolher.
A luminária de teto, por exemplo, pode ser utilizada para que a luz fique centralizada, iluminando de maneira uniforme ou direcionada a um ponto específico. Nesse sentido, as luminárias de LED, como os painéis de LED e os spots LED, são muito recomendadas, principalmente por serem mais eficientes - já que há possibilidade de direcionamento da luz -, mas também sustentáveis e econômicas.
As luminárias de sobrepor estão entre as mais comuns. Um exemplo muito conhecido são os lustres, que oferecem um toque arrojado a qualquer ambiente e, assim como a luminária plafon, são utilizados para a iluminação geral, difusa. Se você prefere algo mais discreto, com uma iluminação direcionada, os spots são ótimas opções.
A luminária pendente é outro modelo estiloso, comumente utilizado em salas e quartos. Ela propicia uma iluminação uniforme e pode conter um ou mais pendentes na mesma peça. Além de iluminar, esse modelo dá destaque ao cômodo.
Por sua vez, a luminária de mesa é ideal para iluminar cantos mais escuros e é muito utilizada em salas, quartos e escritórios. O abajur é o tipo mais conhecido e garante uma iluminação suave. Além dele, a luminária de foco dirigível é uma boa opção para mesas e criados-mudo, já que possibilita direcionar a luz para determinado objeto.
A luminária de chão, também conhecida como luminária de piso, pode ser utilizada em ambientes internos e funciona como abajur, iluminando os espaços suavemente.
Há ainda a luminária de parede, também chamada de arandela, que pode ser instalada dentro e fora de casa. Esse tipo de iluminação geralmente é focada e cria efeitos de luz ao redor.
Como transformar ambientes com as luminárias decorativas
As luminárias são objetos funcionais, mas também decorativos e, por isso, têm o poder de transformar ambientes, deixando-os mais aconchegantes e estilosos.
O ideal é pensar na iluminação logo que você começa a fazer o projeto da sua casa. No entanto, é possível também otimizar ambientes que já estão prontos, com a ajuda dessas peças que colaboram inclusive para realçar as cores de objetos e paredes.
Para ambientes clássicos, opte por lustres, que dão um ar sofisticado e propiciam uma iluminação direcionada, recomendada para salas de jantar, por exemplo. Se você prefere decorações mais modernas, pode optar por pendentes de variados estilos e com lâmpadas LED de filamento, que são eficientes e estão disponível em diversos modelos.
E então, preparado para escolher? Confira todas as opções de luminárias aqui no site da Leroy Merlin, você vai se apaixonar!