Jardim Vertical
As plantas nos ambientes internos ajudam a purificar o ar e criar um clima mais relaxante. O jardim vertical é uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço mas não quer abrir mão de projetos com paisagismo e jardinagem. Não pense que só quem mora em casas pode aderir a esse tipo de projeto. O jardim vertical é fixado em muros ou suspenso por suportes criando painéis verdes com plantas de diferentes espécies ou ainda com suportes apoiando vasos de plantas suspensos verticalmente. As treliças também são boas opções. Elas são estruturas formadas pelo cruzamento de tiras de madeiras ou bambus e servem para sustentar plantas, pequenos painéis decorativos, calhas de PVC suspensas, muros ajardinados ou ainda painéis internos. Como fazer um jardim vertical é uma grande dúvida. Antes de começar a produção do seu, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração para que você saiba como investir e começar o seu projeto de paisagismo. Primeiro você deve saber qual o tipo de jardim vertical você quer ter no seu ambiente. Se optar por um jardim vertical simples, uma escolha que pode te satisfazer e harmonizar bem no ambiente são os vasos dispostos verticalmente. Para isso, opte por vasos de barro. Eles são capazes de absorver melhor a água. Outra opção ainda são as estruturas prontas para jardins verticais produzidas em concreto, plástico, cerâmicas, placas de fibra de coco. Você também pode utilizar painéis de madeira, treliças de bambu ou metálicas e cordas para fixar bem os vasos nos seus jardins suspensos. A estrutura também deve ser analisada com muita atenção. Ela sempre deve estar bem firme e fixada, com furos para que a água escorra e com um sistema de dreno para essa água excedente em ambientes internos. Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua também são uma outra ótima opção de montagem. É necessário chumbar a treliça na parede para posser prender os vasos com ganchos. Esta opção dá sustentação a vasos mais pesados, permitindo o uso de plantas maiores. você pode colocar vasos maiores. Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, utilizando vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel. A Leroy Merlin e oferece tudo de que você necessita para montar o seu jardim vertical, seja em ambiente interno ou externo. Temos as estruturas, as plantas e o que mais você precisar para a decoração de jardim. Confira nossa dica para você montar seu jardim vertical na parede.
Existem vários modelos de jardim vertical para deixar sua varanda, quintal ou jardim ainda mais aconchegante. Além de trazer um pouco da natureza para sua casa, é possível valorizar a decoração, deixando-a mais bonita e interessante.
Um jardim vertical é uma alternativa inteligente e elegante para otimizar espaços e ajuda a deixar o clima mais agradável, uma vez que ameniza a temperatura do ambiente, proporciona bom isolamento acústico, melhora a qualidade do ar e promove bem-estar.
Outra vantagem das paredes verdes é a versatilidade, pois podem ser instaladas em ambientes grandes ou pequenos, em áreas internas ou externas. Ou seja, é possível ter um jardim vertical em casas ou até mesmo em apartamentos pequenos.
Como o foco é deixar seu jardim e varanda mais funcional e aconchegante, é importante investir em produtos que abusem da versatilidade do jardim vertical, como vasos para parede e treliças.
Os vasos de parede, de acordo com o material, conferem personalidade, estilo e estão disponíveis também em modelos com proteção UVA e UVB.
Algumas opções práticas são o kit jardim vertical, que é completo e dispõe de todos os acessórios necessários, ou o jardim vertical artificial, que recria flores e plantas naturais e é indicado para quem não tem muito tempo livre para a manutenção do jardim, mas ainda quer uma visual mais natural.
Os blocos para jardim vertical são uma alternativa sustentável para o jardim e podem compor uma parede. Vale considerar também os suportes para jardim vertical, que são acessórios simples, mas charmosos e ótimos para otimizar a disposição das plantas.