Se você pretende fazer a irrigação com mangueira, vai precisar de alguns equipamentos, além da própria mangueira para jardim, que está disponível em vários comprimentos, de 10 a 30 m.
Entre os acessórios para mangueira, estão o engate, que faz a conexão entre a mangueira e a torneira; a união, que é a peça utilizada para unir duas mangueiras; e o esguicho, que fica na ponta da mangueira e é utilizado para controlar a saída da água.
O enrolador para mangueira é outro acessório importante, assim como a torneira para jardim, que deve estar localizada perto da horta ou do jardim, a fim de facilitar o uso da mangueira de irrigação.
Para quem optar por fazer a microirrigação, será preciso uma mangueira para irrigação, produto que pode ser vendido já perfurado ou sem os pequenos furos. Caso você opte por comprá-la sem furos, pode usar um perfurador para fazê-los onde desejar na extensão da mangueira.
Outro acessório importante é o tampão, que fecha a saída da mangueira no comprimento que você necessitar. Há também o redutor de pressão, que reduz a pressão da água para que ela não afete a irrigação.
Já o conector é usado para unir mangueiras diferentes, o que também pode ser feito com a ajuda de uma abraçadeira. Se você deseja unir duas mangueiras em direções opostas, como em um L, pode usar uma curva ou um joelho e, para fixar a mangueira no chão, basta usar as estacas.
Além de fazer os furos na mangueira, você também pode utilizar gotejadores para que a água seja dispersada, o que pode aumentar a vazão e a distribuição dela.
Outro acessório importante é o programador de irrigação, ou temporizador para irrigação, que permite controlar o tempo pelo qual a rega deve ser feita, funcionando como um irrigador automático. O controlador de irrigação é outro produto que também atua nesse sentido.
Um equipamento também muito indicado para sistemas de irrigação é o sensor de chuva, que é capaz de perceber quando há chuva e, dessa forma, regular a irrigação.
Por fim, no jardim ou na horta, você também pode utilizar os aspersores, como irrigador de jardim, que eles atuam de cima para baixo, formando uma espécie de chuva artificial.
Já para os jardins verticais, o melhor é investir em modelos de vaso autoirrigável ou em um kit de irrigação para jardim vertical, que vem com aspersores e outros acessórios próprios para isso.
A irrigação é uma prática muito importante para a produção, mas também é preciso fazer uma boa gestão dela. Assim, além de economizar recursos com água, mão de obra e equipamentos, você também garante a produtividade da sua horta e a beleza do seu jardim e varanda.
Para gerir bem a irrigação, o primeiro passo é verificar a disponibilidade de água na sua região, o que ajudará a entender a sua necessidade e se existem fontes de água suficientes na área em que você pretende produzir.
Também é preciso contar com bons equipamentos e acessórios, dando prioridade a soluções que oferecem tecnologia para economizar água e dinheiro, além de promover mais eficiência nesse processo.
Apesar da irrigação ser fundamental, é importante complementá-la com água da chuva, tanto por conta do meio ambiente, quanto por conta dos gastos. Vale lembrar que a água deve ser disponibilizada na medida certa, já que a falta ou o excesso prejudicam a produção.
Para saber mais sobre como fazer uma boa gestão da irrigação, conheça a Política Nacional de Irrigação, que incentiva as boas práticas e traz mais capacitação sobre esse processo.
Confira os produtos e ofertas da Leroy Merlin e aproveite!