|Lojas
Compre pelo telefone (somente vendas): 4007-1380 (Capitais) - 0800-602-1380 (Demais regiões).Dicas de segurançaPrecisa de ajuda?

Mangueiras e irrigadores

Os sistemas de irrigação reúnem equipamentos utilizados para manter irrigados locais como hortas e jardins, evitando que o solo fique muito seco e afete a saúde e a qualidade das plantas.

Com esse método, é possível garantir água o suficiente, mesmo em período de estiagem, fazendo com que todas as espécies cultivadas cresçam de maneira saudável, aumentando sua reprodução e mantendo sua horta ou jardim sempre bonitos.

Produtos para irrigação

Existem diversos modelos de sistemas de irrigação e cada um envolve produtos distintos. Uma das formas mais comuns de irrigar plantas é utilizando uma mangueira para jardim, que é prática e simples, permitindo executar a tarefa conforme a necessidade de água de cada espécie.

Nesse caso, além da própria mangueira para irrigação, você também vai precisar de acessórios para mangueiras, como esguicho, bico para torneira, engate rápido, derivação, união e pistolas. Para garantir uma fonte de água limpa e pura, em local próximo à horta ou ao jardim, vale contar com uma torneira para jardim.

Se a mangueira for muito grande, é importante apostar em enroladores de mangueira, que deixam o comprimento personalizado, oferecendo mais praticidade no dia a dia.

Outros produtos para irrigação são os aspersores, que são fixados ao solo e ligados à uma mangueira. Quando acionados, eles bombeiam a água, fazendo diferentes movimentos para que a água caia sobre a plantação.

O gotejador é outro tipo de produto para sistemas de irrigação que é fixado no chão. A diferença é que ele goteja a água, fazendo com que diferentes tipos de solo a absorvam de forma ainda mais eficiente.

Outro equipamento interessante, principalmente para quem não tem tempo de fazer a rega manualmente, é o programador de irrigação. Estes temporizadores são programados para serem acionados e desligados automaticamente.

Por fim, outra opção é o kit de irrigação para jardim vertical, que, como o nome sugere, é indicado para jardins verticais e composto por gotejadores e outros equipamentos que promovem a rega das plantas nesse tipo de estrutura.

Por que investir em sistemas de irrigação

Os sistemas de irrigação trazem diversas vantagens para o cultivo de plantas. Um exemplo é que, com eles, é possível elaborar um cronograma de cultivo mais assertivo, estabelecendo os ciclos de acordo com a necessidade de rega.

Com eles, você também garante mais produtividade para a sua horta, além de beleza para o seu jardim ou varanda, já que permitem superar momentos de estiagem. Assim, você evita perdas, aumenta a produtividade e minimiza os riscos de seca na produção.

Tudo isso também contribui para que o produto final da horta ou do jardim tenha mais qualidade, seja para quem quer vendê-los, gosta de plantar a própria comida ou pretende ter lindas plantas e flores no jardim.

Os sistemas de irrigação possibilitam ainda investir em espécies diferenciadas, que demandem mais ou menos água, além de economizar esse recurso natural e garantir a rega correta, de acordo com cada tipo de planta.

Com a irrigação, também é possível otimizar a aplicação de fertilizantes e outros insumos agrícolas, já que o solo estará sempre preparado para absorver os produtos. Vale lembrar que a irrigação auxilia ainda na contenção da erosão da terra.

Principais tipos de irrigação

Existem vários tipos de sistemas de irrigação que se diferenciam pelos equipamentos utilizados e pelos benefícios que promovem para a lavoura, o jardim ou a horta. O método de irrigação localizada, por exemplo, funciona mais próximo à planta e está disponível em duas versões: gotejamento e microaspersão.

A irrigação por gotejamento é feita por meio de uma mangueira de irrigação com pequenos furos e uma bomba para irrigação que envia a água de forma lenta e prolongada, umedecendo o solo.

Já na irrigação por microaspersão, são instalados microaspersores em pontos estratégicos da horta, lavoura ou jardim que, quando acionados, produzem uma névoa de água por todo o espaço.

Como principais vantagens desses dois métodos, estão o baixo custo com energia e água, além da adaptação a vários tipos de solo e da eficiência nesse processo.

Além da irrigação localizada, existe também a irrigação por aspersão, que se divide entre os sistemas convencional, autopropelido e pivô central.

A irrigação convencional é aquela em que os aspersores são fixados ao chão, em pontos estratégicos do terreno, a fim de que a água chegue em forma de chuva artificial sobre a produção. Trata-se de um tipo de irrigação eficiente, adequada a solos planos.

Já o sistema autopropelido e o pivô central são indicados para grandes produções agrícolas, pois exigem alto investimento e cobrem uma área maior de terra. O sistema autopropelido usa um equipamento movido a energia hidráulica, enquanto o pivô de irrigação consiste em torres com aspersores posicionadas em áreas estratégicas.

Outro tipo é a irrigação de superfície, que é feita diretamente pela superfície do solo, como ocorre com a inundação nas plantações de arroz. Essa técnica é indicada para plantas que convivem bem com a alta umidade, uma vez que pode gerar água parada.

Por fim, outra técnica de irrigação é a fertirrigação, método em que os fertilizantes são misturados à água, a fim de que a fertilização ocorra em conjunto com a irrigação. A economia de mão de obra e a eficiência dessa técnica são as grandes vantagens.

Agora que você conhece os sistemas de irrigação e seus benefícios, que tal escolher o melhor método para a sua produção? Confira os produtos da Leroy Merlin!

Mangueiras para jardim
Mangueira para Projeto de Irrigação

Mangueiras por escala de qualidade

Escolha por escala de qualidade e compre a mangueira ideal para a sua necessidade!

Qualidade do Produto: Premium

As mangueiras de qualidade PREMIUM são indicadas para uso diário, pois são as mais resistentes da categoria devido a sua composição de 5 camadas, seu sistema anti torsão, que evita a formação de nós e o sistema anti estrangulamento, que garante menor desgaste do material conforme os anos, são mais fáceis de enrolar e a única indicada para transferência de água potável. Além disso, alguns modelos contam com 30 anos de garantia!

Qualidade do Produto: Excelent

As mangueiras de qualidade EXCELLENT são indicadas para o uso diário, sendo que alguns modelos são ideais para a utilização em obras, pois são mais rígidas e possuem camadas de até 3mm, são resistentes ao alto tráfego de pessoas e equipamentos, sua resistência a pressão chega a até 50 bar. Existem modelos que contam com até 25 anos de garantia.

Qualidade do Produto: Standard

As mangueiras de qualidade STANDARD são indicadas para o uso doméstico moderado como regas ocasionais ou a limpeza de pequenos espaços. Existem modelos que contam com até 3 anos de garantia.

Qualidade do Produto: Basic

As mangueiras de qualidade BASIC são indicadas para o uso ocasional,são as mais básicas da categoria, compostas por até 2 camadas e possuem baixa resistência a pressão. Alguns modelos contam com até 3 meses de garantia.