Eletrodomésticos para cozinha são itens capazes de otimizar o cômodo, unindo beleza, funcionalidade e praticidade. Com eles, é possível ter mais organização e facilidade na rotina, além de complementar a decoração da cozinha, já que há diversos modelos e estilos. A escolha correta dos eletrodomésticos é fundamental para quem está construindo o ambiente e procura praticidade e estilo, mas também para quem deseja reformar ou renovar o espaço e busca por aparelhos novos e funcionais.
Tipos de eletrodomésticos para cozinha
Cozinhar bons pratos envolve diversas tarefas e, para cada uma delas, há um eletrodoméstico específico. A geladeira, por exemplo, é uma peça central, que exige atenção na hora da escolha. Com compartimentos, gavetas e prateleiras, o refrigerador deixa tudo organizado e está disponível em diversos tamanhos, que podem adequar-se a qualquer espaço. Além disso, o aparelho oferece funcionalidades importantes, como o sistema frost free ou o modelo inverse.
O freezer também é um eletrodoméstico com função semelhante, sendo que o diferencial está na temperatura em que estes eletros para cozinha funcionam. A geladeira opera em temperaturas baixas, mas positivas, de 1 a 7°C, enquanto o freezer pode atingir temperaturas negativas de até -25 °C.
Entre os aparelhos que contribuem para preparar alimentos, o fogão tem um papel importante. Os modelos podem ser diferenciados por número de bocas, tipo de alimentação (elétrica, a gás, por indução, etc), materiais e cores, atendendo às necessidades de cada família.
Um tipo muito procurado é o fogão cooktop. Além de moderno, ele permite economia de espaço nas cozinhas, já que pode ser instalado em bancadas, e está disponível em diversos materiais, funcionalidades e estilos.
O forno é um eletrodoméstico recomendado para quem costuma assar ou apenas aquecer pratos. Embora alguns fogões contem com esta peça já embutida, o forno elétrico individual é cada vez mais comum e pode funcionar a gás ou com energia elétrica.
Outro aparelho que cumpre função parecida é o micro-ondas, mas é recomendado para quem procura mais agilidade e praticidade no dia a dia. O equipamento descongela e aquece refeições já prontas e ainda prepara alimentos rápidos, como pipocas, por exemplo. Há também a opção do micro-ondas de embutir, que otimiza espaço da cozinha.
A coifa também é uma peça importante e serve para renovar o ar do ambiente, impedindo que o cheiro de gordura e o ar quente espalhem pela casa. Além dela, equipamentos como o depurador de ar e exaustor executam esta função, mas de formas diferentes.
Há ainda outros eletros para cozinha, como a lava-louças, que oferece agilidade nesta tarefa de limpeza, e a adega, o frigobar e a chopeira, são excelentes para complementar a cozinha com funcionalidade e estilo.
Dicas para escolher eletrodomésticos para cada cozinha
A escolha dos eletrodomésticos para cozinha depende de vários fatores, tais como o tamanho e o tipo de cômodo. Em cozinhas grandes, pode-se apostar em peças maiores, enquanto, em cozinhas compactas, é melhor optar por itens menores, mas ainda assim funcionais.
Em cozinhas planejadas, por exemplo, é possível escolher o lugar onde cada móvel e eletrodoméstico irá ficar, o que é fundamental para conferir funcionalidade e beleza ao espaço. Na cozinha modulada, também há essa possibilidade, embora as peças apresentem medidas-padrão e exijam atenção para que tudo caiba perfeitamente.
Neste sentido, um aspecto importante em relação à escolha dos eletros para cozinha é a dimensão deles. O ideal é analisar a quantidade de pessoas que moram na casa e a frequência com que utilizarão os aparelhos. Para famílias grandes, que costumam preparar refeições frequentemente, vale optar por peças maiores e mais potentes.
Já para famílias menores ou que não têm o hábito de cozinhar, aparelhos mais compactos e básicos podem ser suficientes. Este fator serve para escolher tanto a quantidade de bocas do fogão, quanto o tamanho da geladeira ou a potência da coifa, por exemplo.
Por fim, é preciso observar ainda a parte estética dos produtos. Há diversos modelos disponíveis, que podem dar um toque mais clássico, moderno, industrial, arrojado ou minimalista ao seu espaço, dependendo das suas intenções.
O ideal é que você pense em como eles podem complementar a decoração da cozinha ou mesmo da casa. Assim, o ambiente fica ainda mais bonito, além de prático e funcional.
Agora que você sabe tudo sobre eletrodomésticos para cozinha, é hora de escolher os ideais para você. Confira as opções do site da Leroy Merlin e compre pelos melhores preços!