Conheça as diferenças entre as tampas click e rosca, saiba a litragem indicada para sua casa e entenda como instalar uma caixa d’água.
Quando falamos em reformas, é importante garantir que sua casa esteja equipada com o que há de melhor para o dia a dia, e isso inclui a escolha certa de caixa d’água. Por isso, entender os tipos de caixa d’água disponíveis no mercado pode fazer toda a diferença na sua experiência de uso!
Continue acompanhando o conteúdo, conheça os modelos e saiba como instalar uma!

Na hora de escolher a caixa d’água ideal para a sua casa, é fundamental conhecer os diferentes tipos. Isso porque cada modelo possui características específicas que atendem a necessidades diversas, como capacidade de armazenamento, tipo de tampa e formato.
Assim, compreender essas opções vai te ajudar a tomar uma decisão informada e que se encaixe perfeitamente no que você precisa. Conheça, a seguir, os principais modelos de caixa d’água!
Tampa click ou rosca?
As caixas d’água possuem dois modelos principais de tampa. A versão rosca, como o próprio nome diz, precisa ser rosqueada para uma vedação eficaz, enquanto a tampa click oferece um fechamento prático — basta encaixá-la com ¼ de volta para travar. Ambas as versões vedam a entrada de sujeira e insetos.
E, para aumentar ainda mais a proteção, alguns modelos ainda contam com tampas que possuem quatro camadas. Altamente resistente, a primeira camada possui boa durabilidade, mesmo quando exposta às variações climáticas, já a segunda é a responsável pelo bloqueio da entrada de luz.
Feita de polietileno esponjoso, a terceira camada dá estrutura à tampa, enquanto a última fica em contato com a água e, por isso, é fácil de limpar, sendo antibacteriana.
Litragem ideal
Na hora da compra, é fundamental escolher a capacidade adequada da caixa d’água com base no espaço disponível e quantidade de pessoas do local. Para residências pequenas com até duas pessoas, modelos de 500 litros são ideais, mas, se você tem uma família maior, considere boxes entre 750L e 1500L para até cinco integrantes.
Já para locais com mais de 10 pessoas, as opções que vão de 1750L a 5000L são as mais recomendadas. Por fim, modelos de caixa d’água com litragem acima de 5000 L são ideais para locais com mais de 20 indivíduos.
Todos esses modelos suprem a necessidade de até dois dias, caso o fornecimento público de água seja interrompido.
Materiais comuns de caixa d’água

Na hora de escolher entre os tipos de caixa d’água, os materiais utilizados na sua fabricação são um fator importante a ser considerado. Isso porque eles influenciam na durabilidade, manutenção e eficiência do produto.
Conheça os mais comuns:
Polietileno
As caixas d’água de polietileno são leves e resistentes à corrosão, sendo uma das opções mais populares. Elas são fáceis de instalar e limpar, tendo um ótimo custo-benefício e garantindo proteção UV para evitar danos com a exposição ao sol.
Fibra de vidro
As opções feitas em fibra de vidro são as mais vendidas. Elas não oxidam nem enferrujam, o que as torna ideais para ambientes externos. Além disso, também são modelos leves e acessíveis, possuindo uma variedade de tamanhos.
Aço inoxidável
Esse material oferece uma vida útil longa e é extremamente resistente à corrosão. As caixas de água de aço inoxidável são otimizadas para manter a água potável livre de contaminantes, tornando-se uma excelente escolha para quem prioriza qualidade e segurança.
Cimento
Embora menos comuns para uso residencial, caixas d’água de cimento são robustas e servem para grandes capacidades. Elas são mais pesadas e frequentemente usadas em sistemas que exigem grandes volumes de armazenamento.
Diferença entre a caixa d’água e a cisterna

Agora que já conhece os tipos de caixa d’água, também é importante entender quais suas diferenças em relação a uma cisterna. Ambas servem para armazenar água, porém existem alguns pontos de atenção.
A cisterna é muito utilizada como reservatório da água de chuva, que deve ser utilizada apenas para tarefas domésticas como dar descargas, lavar o quintal e regar plantas. Já a caixa d’água recebe água do fornecimento público e a armazena para qualquer utilização: desde o cozimento de alimentos até o uso doméstico.
Há, ainda, outras características que diferem os dois produtos. Enquanto a cisterna é instalada abaixo do nível da casa, a caixa d’água deve ser colocada em um ponto alto do imóvel. Além disso, o custo de instalação também é distinto: a mão de obra da cisterna exige maior investimento.
Como instalar uma caixa d’água
Para ter água com pressão nas torneiras e no chuveiro, é preciso saber como instalar uma caixa d’água de maneira correta. Para isso, ela deve ser posicionada no ponto mais alto da casa, sendo assentada sobre uma superfície nivelada, sem a presença de pedras ou de qualquer outro detrito. Uma dica é evitar colocar a peça em solo arenoso, pois a água da chuva pode desnivelar a base.
Para a instalação hidráulica, recomenda-se a contratação de profissionais especializados. Afinal, são necessários alguns conhecimentos técnicos, como a furação e o encaixe dos tubos de entrada, de saída e do ladrão (cano que escoa a água para evitar o transbordamento, caso a bóia apresente algum problema).
Ao optar por esse serviço, você não precisa se preocupar com os detalhes técnicos; nossos especialistas cuidam de todas as etapas do processo, desde o posicionamento correto da caixa até a conexão adequada dos tubos de entrada e saída. Dessa forma, você pode ter a tranquilidade de que tudo está sendo feito com precisão, garantindo a funcionalidade do seu sistema hídrico.
Agora que conhece os tipos de caixa d’água e sabe como escolher o ideal, confira nossos modelos e garanta o melhor preço!