3 passos para acabar com a piscina verde de forma fácil!

Se você tem uma piscina em casa, em algum momento já deve ter notado uma mudança de coloração na água. Embora seja visto como um problema, ele tem fácil resolução. Isso, claro, desde que você realize o passo a passo completo do tratamento da água.

Neste conteúdo, vamos te mostrar 3 etapas simples para remover a água verde da piscina, tornando esse espaço de lazer novamente limpo e adequado para um bom mergulho. Acompanhe!

O que é a piscina verde?

É um grande prazer ter uma piscina em casa, com a água cristalina e convidativa para um mergulho refrescante. Mas todos já passaram pela experiência de se deparar com uma piscina que, em vez da água limpa, continha um líquido esverdeado e turvo.

Assim, saber como limpar piscina verde é uma necessidade que todos os donos possuem. 

Primeiro, é importante entender a razão da cor verde na água. Isso geralmente indica uma proliferação das algas que crescem na sua piscina, que, durante a fotossíntese, utilizam a clorofila, que possui pigmento verde.

Elas se multiplicam de forma rápida, principalmente em climas quentes, podendo crescer muito de um dia para o outro.

Algas provocam doenças?

Especialistas não recomendam que os banhistas entrem na piscina se esta apresenta água verde. Afinal, os organismos e microorganismos que se proliferam nesse ambiente podem provocar doenças de pele e alergias.

Além disso, há sempre o risco de alguém acabar ingerindo um pouco da água contaminada durante um mergulho, sendo importante se ter atenção, uma vez que água contaminada pode causar diarreias e outros problemas intestinais.

Como as algas aparecem na piscina?

Mão com luva amarela jogando um produto em pó na água da piscina verde.

As algas podem surgir na sua piscina devido a diversas condições, como a ação das fortes chuvas, dos ventos e da sujeira acumulada. A água da chuva, por exemplo, contém altos níveis de nitrato, que serve como um verdadeiro banquete para elas. 

Outros fatores que podem contribuir para esse aparecimento incluem:

  • A falta de desinfecção adequada;
  • Desequilíbrio nos produtos químicos; e
  • Temperaturas elevadas. 

Além disso, o excesso de ácido cianúrico pode dificultar a eficácia do cloro, favorecendo o crescimento das algas. 

Por isso, quanto mais sujo está o local, maior a probabilidade de surgimento das algas, sendo importante ressaltar a importância da limpeza e da manutenção frequentes da piscina, incluindo equipamentos como bomba e filtro.

Afinal, é a limpeza física e o tratamento químico com produtos específicos que vão ajudar a manter o espaço de lazer pronto para uso seguro.

Veja abaixo, então, as etapas de tratamento para evitar ou corrigir a sua piscina verde.

Passo 1 para correção da água da piscina verde: avaliação da água

Se quer saber como limpar piscina verde em minutos, precisa entender que o primeiro passo começa com a avaliação dos parâmetros da água, sendo eles:

  • pH;
  • Alcalinidade;
  • Cloro livre;
  • Ácido cianúrico.

Eles são essenciais para manter o equilíbrio químico, potencializar o efeito de sanitização do cloro e evitar a proliferação de microrganismos.

Portanto, faça a avaliação dos parâmetros a cada três dias, usando a hth® Fita Teste. Essa fita permite que você avalie todos os parâmetros de uma única vez, otimizando seu tempo.

Para isso, faça o seguinte procedimento: pegue uma fita e insira na água a piscina, cerca de 30 cm abaixo da superfície. Em seguida, retire a fita sem balançar para não remover o excesso de água. Dentro de 15 segundos você poderá ver os resultados, comparando-os com o rótulo do produto.

Como limpar piscina verde com os produtos elevador e redutor de alcalinidade e pH

Caso seja necessário, aplique os produtos ideais para corrigir os níveis de pH e alcalinidade.

Alguns exemplos de produtos indicados para limpar piscina verde são:

  • hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte;
  • hth® Elevador de Alcalinidade;
  • hth® Elevador de pH Pó.

Passo 2: Uso da hth® Solução Água Verde — Algicida de choque

Depois de avaliar e ajustar os parâmetros da água, chegou o momento de aplicar um algicida de choque em sua piscina. Até porque, a piscina verde exige um tratamento mais potente que corrija o problema, de modo que, posteriormente, você possa fazer apenas a manutenção da piscina.

Sendo assim, comece esta parte do tratamento de choque ligando o filtro da piscina na posição recircular. Depois, aplique o hth® Solução Água Verde — Algicida de choque diretamente na água, respeitando a dosagem de 7 ml para cada 1.000 litros de água.

É necessário manter o filtro na posição recircular por 6 horas. Depois disso, a água da piscina deve permanecer em repouso por 8 a 12 horas.

Passado esse período, mude o filtro para a posição drenar e faça a aspiração da piscina, incluindo o fundo dela, completando o nível da água.

Dica importante!

Vassoura de piscina sobre borda de piscina.

Depois de aplicar o hth® Solução Água Verde — Algicida de choque, lembre-se também de esfregar as paredes e o piso da piscina. Isso permite remover as algas que ficam incrustadas com mais facilidade.

Use uma boa escova ou vassoura para essa finalidade e depois aspire todo o fundo da piscina, retirando as algas que se soltaram com a escovação. Se preciso, use também uma peneira para remover as sujeiras maiores.

Passo 3: Aplicação do cloro para purificação da água da piscina

Assim que a cor cristalina da água for recuperada, aplique o cloro para purificação completa da água. Deixe a filtração em funcionamento e aplique o cloro nas versões que escolher, sendo elas:

  • hth® Cloro Granulado Aditivado — ideal para piscinas domésticas — e hth® Cloro Concentrado Tradicional — ideal para piscinas de clubes e academias.

A dosagem recomendada do Cloro Granulado é de 18g para cada 1.000 litros de água. Já a dosagem do Cloro Concentrado Tradicional é de 14g para cada 1.000 litros.

Com todas essas dicas sobre como limpar piscina verde em minutos, e com os produtos da hth® sua piscina ficará novinha em folha e pronta para ser usada durante todo o verão!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo