Investir na decoração de jardim não é só deixar a casa ainda mais bonita para quem a vê de fora. Ter um jardim com cores, aromas e texturas também é trazer mais beleza e até mesmo tranquilidade em meio à correria do dia a dia para quem mora no lar!
Principais enfeites para jardim
Antes de colocar as ideias para jardim em prática, é importante conhecer os enfeites para jardim, que são os itens que vão tornar esse espaço mais bonito e aconchegante.
Um exemplo são as almofadas para jardim, ideais para quem quer usar o ambiente para apreciar a vista e relaxar. Você pode colocá-las em sofás, poltronas, redes ou no deck. E o melhor é que existem modelos em diversas cores para combinar com seu espaço.
Nesse sentido, os tapetes para área externa também são boas opções para decorar o jardim. Há peças em vários tons, tamanhos e até com formatos diferentes para usar no jardim e na varanda.
Entre os enfeites para jardim, também destacam-se os vasos, comedouros para pássaros, suportes para plantas e outros itens decorativos em diferentes formas, como sapos, bonecas, joaninhas e muito mais. Tudo para dar vida ao seu ambiente!
A fonte de água para jardim é outra peça encantadora. Em diversas formas e tamanhos, ela não apenas deixa a área mais bonita, mas também traz aquele som de água corrente que ajuda a relaxar.
A cobertura do solo é outra escolha importante e pode ser feita de vários jeitos. Um deles é com cascas e cavacos, que ajudam a manter a umidade da terra e dão um aspecto uniforme à área, assim como a areia para vasos tanto nos vasos quanto diretamente no solo. Vale inclusive escolher cores diferentes para decorar o lugar, como a pedra branca para jardim.
E é claro que não podem faltar as protagonistas do espaço: as plantas para jardim. Você pode escolher entre espécies naturais ou flores e plantas artificiais. Nos dois casos, há diversas opções de cores para combinar com os demais itens da decoração e deixar a área perfeita!
Vale lembrar que os vasos para plantas e o tutor de plantas, além de funcionais, também ajudam a decorar. Os tutores, por exemplo, servem para dar suporte ao crescimento, mas têm formatos que remetem a itens naturais, evitando destoar do resto da decoração.
A grama sintética é outra possibilidade para o jardim, principalmente para quem não tem tempo de cuidar da grama natural. Com ela, você garante a mesma aparência do gramado natural, sem o trabalho de manutenção que ele exige.
Outro item que transforma o jardim são os decks, que podem ser usados ao redor da piscina ou como base para colocar sofás e poltronas. Além de promoverem conforto térmico, os decks dão um charme a mais ao espaço.
Para proteger seu jardim, vale investir em cercados, que limitam a área e impedem a entrada de animais ou outras pessoas. Também há modelos que impossibilitam a visão de fora para dentro, oferecendo mais privacidade ao local.
Por fim, invista em iluminação de jardim para dar destaque à decoração. Para isso, é possível usar lanterna de jardim, um tipo de luminária de jardim com temas naturais, que combinam perfeitamente com seu espaço.
Outra opção é usar tochas, que podem inclusive formar caminhos no jardim. Feitas de bambu, elas oferecem um clima relaxante para o ambiente.
Dicas para decoração de jardim
Antes de definir seu modelo de jardim, fique atento a algumas dicas para montar esse ambiente com sucesso!
Uma dica é avaliar o espaço disponível antes de escolher os itens decorativos. Se você tem um jardim pequeno, não use enfeites muito grandes, que podem sobrecarregar a área. A recomendação, porém, também vale para jardins maiores.
Nesse sentido, tente sempre levar em conta a proporção dos enfeites em relação ao tamanho do local e preste atenção à quantidade de itens, com o mesmo intuito de manter o equilíbrio na decoração de jardim.
Para escolher as plantas, analise as condições necessárias para o bom desenvolvimento delas, como luz, vento e chuva, e veja quais são as características do seu espaço, garantindo que as espécies escolhidas adaptam-se a elas.
Também é importante pensar na estética, já que as plantas devem combinar entre si e também com o restante do ambiente, sejam naturais ou artificiais.
Além disso, avalie os cuidados com a manutenção das plantas. Se você não tem tempo para se dedicar, invista em plantas artificiais ou que exijam menos trabalho. Já se você tem mais tempo, pode optar por espécies que requerem mais atenção.
Com tudo isso em mente, resta escolher entre os modelos de jardim. Uma opção é o jardim pequeno que, apesar de ser menor, faz a diferença em qualquer lar! Nele, você pode usar pedras, plantas e até enfeites, basta garantir equilíbrio na composição.
Para quem mora em apartamento ou em casas menores, o jardim vertical é outra alternativa. Nesse caso, as plantas são colocadas em uma parede, de forma vertical, podendo criar grandes paredões verdes.
Há também o jardim de inverno, uma alternativa para quem quer criar um jardim dentro de casa. Esse modelo é ótimo para áreas frias, já que protege as plantas dessa condição - é preciso apenas garantir que elas consigam obter luz nesses espaços.
Por fim, use elementos decorativos e funcionais para dar mais charme ao seu jardim. Os itens de iluminação são, por exemplo, tornam o clima mais aconchegante; decks e almofadas também promovem mais conforto e deixam um visual super bonito!
A fonte de água é outra peça charmosa, disponível em vários modelos e tamanhos e traz uma sensação de relaxamento. Já as pedras, cascas, argilas e areias auxiliam no desenvolvimento das plantas e ajudam na estética do espaço.
Uma boa decoração de jardim é capaz de transformar essa área e trazer conforto e beleza ao seu lar! Por isso, confira os itens para jardim aqui na Leroy Merlin e escolha aqueles que vão renovar a sua casa!