Como escolher o cortador de grama ideal?

Para ter um gramado sempre verde e bonito é ideal apará-lo com frequência. Cuidar dele evita ervas daninhas, pragas doenças e que a grama fique seca.  

A escolha do cortador de grama deve levar em conta o tamanho e o relevo da área. Quanto maior a faixa de corte, menor o tempo de trabalho. Além disso, todos possuem sistema de ajuste e corte de acordo com a altura do gramado.  

Confira qual é o mais adequado para o seu jardim:  

Cortador à bateria


É uma máquina leve e versátil e não precisa de fonte de energia e nem de combustível. O cortador à bateria também possui baixo nível de ruído e vibração, ideal para escolas e hospitais.  

Cortador elétrico


É silencioso e de fácil manuseio, precisando apenas de uma fonte de energia próxima. O cortador elétrico é ótimo para áreas planas e regulares. Quanto maior a área, maior a faixa de corte.  

Cortador à gasolina  


Perfeito para terrenos grandes. Existem dois tipos de cortador à gasolina: motor de dois tempos, para qualquer tipo de terreno, ou quatro tempos para espaços com inclinações menores que 30 graus.

Também é interessante considerar se você deseja um cortador com coletor ou não. O recolhedor facilita o trabalho, pois “guarda” a grama ao mesmo tempo em que corta. Ainda existem aqueles com a lâmina recicladora, que diminuem o volume dos resíduos após o corte, transformando-o em adubo natural.  

Cuidados ao manusear os cortadores


Sempre use óculos, luvas e calçados com solados de borracha. Além disso, nunca os use na grama molhada.
Leia também