A cinta para carga é um item de segurança usado para transportar ou içar cargas, garantindo a integridade do carregamento e de todas as pessoas envolvidas. Existem diferentes tipos de cinta para carga, mas todas têm características específicas.
Dentre os benefícios das cintas para carga, estão a alta capacidade de resistência, a preservação contra produtos inflamáveis, o baixo estiramento e a proteção à carga.
Tipos de cinta para carga
A cinta para amarrar carga auxilia no transporte ou içamento de cargas pesadas e tem uma função semelhante à de outros produtos, como cordas, correntes e cabos de aço.
A diferença da cinta para carga desses materiais é que ela é mais segura, podendo inclusive ser usada para transportar substâncias ácidas.
Para escolher as cintas, é preciso, primeiramente, considerar o uso que o equipamento terá. Ele pode ser empregado no transporte de cargas, protegendo-as em caminhões, por exemplo, pode ser usado para erguer equipamentos e materiais em altura ou até mesmo em decorações, como em jardins verticais.
Entre os tipos de cintas, a cinta de transporte de carga é produzida em material com fios de alta tenacidade, o que garante mais durabilidade e resistência ao produto. Essa cinta é flexível, fácil de manusear, resistente à combustão e à corrosão química.
A cinta de amarrar carga pode ser a versão de cinta para carga com catraca ou sem catraca. O sistema de catracas oferece uma fixação mais eficaz para cargas pesadas, com uma base mais alargada que permite que o operador faça o manuseio mesmo com luvas de proteção mais grossas.
Outro modelo bastante procurado é a fita para amarrar carga com gancho J. Esse gancho forma uma espécie de “garra” que fixa e ajuda a prender os materiais com mais segurança e resistência.
Há ainda a cinta para carga com fivela, que ajuda a tensionar a fita, mantendo-a esticada e equilibrada e preservando a estabilidade das cargas que serão movimentadas.
Os diferentes tipos de cinta para carga podem também ser encontrados em diferentes cores, sendo que cada tonalidade orienta o peso da carga a ser movimentada verticalmente, bem como a espessura da fita.
A cor violeta representa uma movimentação de até 1000kg e uma fita de 30 mm de espessura; a cinza, 4 mil kg e 120 mm de espessura; a azul, 8 mil kg e 240 mm de espessura; a verde, 2 mil kg e 60 mm de espessura; a vermelha, 5 mil kg e 90 mm de espessura; a marrom, 6 mil kg e 180 mm de espessura; a amarela, 3 mil kg e 90 mm de espessura; e a laranja, 10 mil kg e espessura variável.
Material de cinta de carga
A cinta para caminhão ou a cinta de içamento pode variar também conforme o material do qual são produzidas. Obrigatoriamente, esses produtos devem ser produzidos em poliamida (PA), poliéster (PES) ou polipropileno (PP).
As cintas de polipropileno são mais usadas em locais com baixas temperaturas, pois têm uma resistência menor a chuvas intensas e agentes atmosféricos. Essas cintas também não apresentam uma resistência tão alta a ácidos e agentes químicos, quando comparadas a outros materiais.
Já as cintas de poliéster são as mais populares. Elas são mais resistentes ao clima tropical e às chuvas intensas, além de terem uma resistência mais alta a ácidos e agentes químicos. Além disso, esse material é leve e fácil de usar, resiste a grandes esforços e impactos, não oxida, amarrota nem encolhe, tem grande capacidade de carga para içamentos e amarrações, não danifica superfícies acabadas e ajusta-se com facilidade às cargas.
A poliamida também é um fio sintético com características como resistência a intempéries e a sucessivos carregamentos, ótima recuperação elástica, resistência ao choque e a ácidos orgânicos.
Normas de utilização da cinta para amarração
A norma técnica que regulamenta a utilização da cinta para amarração é a NBR 16537, que estabelece a obrigatoriedade da identificação da capacidade de carga na etiqueta do produto.
Além disso, a norma estipula que, para selecionar os diferentes tipos de cinta para carga, é preciso escolher aquela capaz de suportar a carga, ser suficientemente forte e ter o comprimento adequado ao modo de uso. A cinta também precisa ser produzida totalmente em fios sintéticos de multifilamentos de alta tenacidade.
Outro ponto importante é em relação à carga máxima de trabalho exigida, que deve estar descrita na especificação da cinta e ser compatível com a carga a ser transportada ou içada. As costuras das cintas devem ser feitas com linhas de matéria-prima idêntica à cinta, com uma máquina de costura de ponto fixo.
Nas etiquetas das cintas, devem estar presentes informações como: carga máxima de trabalho (CMT), Fator de Segurança, data de fabricação, comprimento, recomendações de uso e norma técnica referente - jamais ultrapasse o limite de carga estipulado pelo fabricante.
O fator de segurança deve ser sete vezes maior que a carga de trabalho e é importante que sejam realizadas inspeções periódicas nos equipamentos, por um responsável qualificado.
Na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa para transporte e içamento de cargas, como cintas e diferentes tipos de correntes e cordas! Aproveite nossas ofertas!