Canos e Conexões Hidráulicas
Tubos e conexões estão entre os materiais mais importantes na hora de construir e reformar, já que são eles que garantem que as instalações hidráulicas sejam feitas de maneira adequada. Por isso, devem ser escolhidos com cuidado, atentando-se às características da sua construção e optando pelos materiais corretos.
Tipos de tubos
É válido ressaltar que existem diferenças entre canos e conexões para água fria e quente, por isso, sempre se atente a esse quesito na hora de fazer sua escolha.
Os tubos de água fria mais usados são de PVC roscável ou soldável. Os de rosca são tubos brancos e mais fáceis de desmontar, facilitando as manutenções futuras; os soldáveis são tubos marrons e usam um adesivo ou colas para tubos e conexões para unir as peças.
O PVC é usado para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC, sendo o material mais usado nas instalações hidráulicas residenciais.
Já os tubos para água quente podem ser feitos de CPVC (policloreto de vinila clorado), que tem uma alta resistência mecânica e à corrosão. Esse material pode ser usado na conexão hidráulica de água fria e quente com temperatura de trabalho de 70ºC a 80ºC. A instalação é feita por juntas soldáveis com uso de adesivo ou cola.
Em temperaturas altíssimas, recomenda-se o uso de tubulações de cobre, que podem suportar até 1000ºC. Além desses, ainda existem outros tubos hidráulicos, como de PEX (usados para transporte de água quente ou fria, suportando temperaturas até 140ºC) e PPR (tubos e conexões unidos por termofusão, eliminando a necessidade de soldas e colas, reduzindo o risco de vazamentos e suportando temperaturas até 80ºC).
Os canos para esgoto mais usados são de PVC, com indicação específica para uso em esgoto, com versões normais e reforçadas.
Tipos de conexões
As conexões seguem o padrão de material dos tubos. Assim, as conexões para água fria podem ser de PVC e as conexões para água quente podem ser de CPVC, cobre, PEX ou PPR.
Já as conexões para esgoto devem ser específicas para esse uso, para garantir eficiência no desempenho da função.
Outra possibilidade são as conexões hidráulicas de ferro, também chamadas conexões em ferro cinzento, que podem ser usadas para tubulações de águas frias ou quentes e para gases.
Materiais dos tubos e conexões
Na hora de escolher o tubo, as mangueiras e conexões da sua instalação hidráulica, sempre avalie o material do qual esses itens são produzidos.
Os tubos e conexões de latão são usados para o transporte de líquidos, fluidos, gases e massas. Podem ser usados em caldeiras, boilers, equipamentos hidráulicos, pneumáticos, entre outros.
As versões em CPVC são produzidas em um material semelhante ao PVC, porém com uma molécula de cloro. Por isso, são mais resistentes e podem ser usados para água quente, sem exigir revestimento térmico.
Os tubos de cobre conseguem suportar altas temperaturas, podendo ser usados até mesmo em caldeiras. Eles são resistentes e têm boa vida útil, além de elevada condutibilidade térmica e elétrica; podem ser usados em projetos residenciais, comerciais e industriais. A instalação exige mão de obra especializada e os tubos precisam de isolamento térmico.
Os tubos de PEX são produzidos com polietileno reticulado flexível e podem ser usados para transportar água quente ou fria. O formato é semelhante a uma mangueira de jardim, maleável e de fácil instalação. Apresenta alta resistência térmica e suporta temperaturas de até 140ºC, além de ter vida útil prolongada.
Os tubos de polietileno podem ser de alta densidade (PEAD) ou de baixa densidade (PEBD). Os de alta densidade são usados para conduzir fluidos químicos, para tubulação de distribuição de água potável e para revestimento de outros tubos.
Já os de baixa densidade são usados para conduzir fluidos sob baixa pressão, revestir tubulação, conduzir produtos químicos e para ambientes mais agressivos, como na indústria alimentícia, de bebidas e farmacêutica.
Os chamados tubos termoplásticos são todos aqueles produzidos a partir de processos de aquecimento e fusão contínua, podendo ser facilmente recicláveis. Aqui, entram vários tipos de tubos como de polietileno, polipropileno, cloreto de vinila (PVC), poliestireno, entre outros.
Por fim, os tubos de aço galvanizado são usados em indústrias e construções diversas, suportam umidade e produtos químicos agressivos, podem ser reciclados, não enferrujam, não oxidam, suportam fogo e têm alta durabilidade. Podem ser usados nas estruturas internas e até externas, como no caso de tubulações aparentes.
Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher os tubos e conexões para sua casa? Encontre tudo o que precisa na Leroy Merlin!