O projeto da sua casa está quase pronto e você só precisa dos acabamentos finais. Chegou a hora de pensar no revestimento e calcular a tinta para parede, teto, pisos, azulejos, gesso e drywal, madeiras, metais ou telhado? Mas como saber a quantidade de tinta necessária para o seu cômodo? Qual latão comprar?
São tantas opções de tintas para comprar, que se diferem em aplicação, acabamento e composição que, em meio a tantas dúvidas, pode te deixar confuso. Por isso, a Leroy Merlin oferece, além das principais dicas, uma calculadora de tintas que vai te dizer a quantidade necessária, afinal, a escolha vai além disso e envolve uma série de fatores.
E após saber a quantidade de latas de tinta por metro quadrado que você irá precisar, é necessário entender alguns fatores do local. Antes de escolher a tonalidade, por exemplo, é preciso saber qual o tipo de tinta ideal para o seu ambiente.Por isso, você precisará entender e responder algumas questões na hora de utilizar nossa calculadora de tintas:
1.) Na primeira etapa você define em que ambiente utilizará o produto: você precisa de tinta para ambiente interno, tinta para ambiente externo ou ambos?
2.) Logo após, na segunda etapa, você irá definir qual superfície será pintada: paredes de concreto, teto, gesso, drywall, pisos cimentados, azulejos, pisos, madeiras, metais ou telhado. Isso é importante para saber o tipo de tinta ideal para o seu ambiente.
3.) Já na terceira etapa, você irá indicar a dimensão da área que pretende pintar - altura e largura de paredes, portas e janelas. Também é preciso indicar quantas demãos (quantidade de vezes aplicada sobre a superfície) você irá precisar (1 demão é recomendada para repintura e quando se mantém a cor original; Quase todas as superfícies exigem pelo menos 2 demãos para obter um bom acabamento; 3 demãos são recomendadas quando a cor escolhida for escura ou quando se pretende pintar com uma cor clara sobre um fundo escuro; Em alguns locais, são necessárias até mais demãos, dependendo da cor da tinta que será aplicada).
4.) E, por último, você escolhe a tonalidade da tinta que deseja usar. Assim, nós te ajudamos a escolher a melhor tinta para paredes internas ou externas, com acabamentos que variam do acetinado ao brilhoso.
Há tintas com características específicas que as tornam ideais para uso em determinados ambientes. Conheça alguns tipos antes de comprar:
A tinta látex ou PVA é a mais encontrada no interior das casas brasileiras e está entre as mais indicadas para a pintura de parede e tetos. Ela é feita a base de água e fácil de limpar. Além disso, tem rápida secagem, apresenta pouco odor e não necessita de constante manutenção. Essas tintas são mais baratas e práticas para o pintor, pois podem ser preparadas somente com água, contando com o auxílio do pincel e rolo na hora do acabamento.
Já a tinta acrílica pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, pois, apesar de também ser solúvel em água, contém resinas acrílicas que concedem impermeabilização para a parede. Por isso, nas áreas internas, são muito utilizadas em banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Você também pode optar pelos diferentes acabamentos das tintas: fosca, semi-brilho ou acetinada. A tinta fosca é mais opaca, discreta e confere efeitos de veludo ao seu ambiente. Essas tintas são ótimas para disfarçar imperfeições e ondulações da superfície. Já os modelos semi-brilhosos oferecem brilho e destaque para todas as decorações. Elas são ótimas para refletir iluminação natural e, por isso, são muito utilizadas em pinturas de portas e janelas. Esse modelo é o ideal para quem gosta de algo mais chamativo e luxuoso. Já a tinta acetinada é o ponto intermediário entre as outras tintas. Ela é de fácil limpeza e é a solução ideal para quem deseja um elemento elegante, com um brilho discreto.
Agora é só utilizar nossa calculadora para saber o consumo de tinta por m² que você vai precisar respondendo as perguntas abaixo: