O aquecedor de água a gás aquece a água por meio do gás natural ou do gás liquefeito de petróleo, respectivamente chamados de gás de rua e gás de botijão.
O aquecedor de água elétrico funciona a partir da energia elétrica, pois possui uma resistência que esquenta quando ligada à rede.
O aquecedor solar atua a partir da energia do sol e demanda a instalação de um painel solar no telhado para absorver a radiação do sol e transferir o calor para um reservatório térmico de água, chamado boiler solar.
Tanto o aquecedor a gás quanto o aquecedor elétrico apresentam vantagens. O aquecedor a gás, por exemplo, tem como principal benefício a economia, já que o gás costuma ser mais em conta do que a energia elétrica.
Já o aquecedor elétrico de água oferece economia na instalação e dispensa a necessidade de fazer vistorias periódicas. Outro benefício é que esse modelo está disponível em opções compactas, que atendem a todos os tamanhos de residências.
Os dois modelos são seguros e permitem aquecer a água em vários pontos da casa, como na ducha, na torneira para banheiro e na banheira.
Ao escolher entre os modelos de aquecedor de água, é importante ter atenção ao número de pontos de uso que você necessita. Se você quer que o aquecedor leve água quente à torneira para banheiro e ao chuveiro, um aquecedor para 1 a 2 pontos é o suficiente.
Se, além desses dois, você quiser mais um ponto, como a banheira, é preciso considerar um aparelho de três pontos. Outra opção é o aquecedor para 4 pontos ou para 5 locais distintos.
Se você precisa de ainda mais pontos de uso, como torneira da cozinha e da lavanderia, é possível optar pelo aquecedor para 6 pontos.
Os kits de ligação, por exemplo, são usados para unir o aquecedor de passagem a gás ao ponto de uso, como uma torneira. O kit é composto por algumas peças e é preciso ter atenção ao diâmetro e ao comprimento delas para que atendam às suas necessidades.
Os kits de exaustão, por sua vez, são formados por peças que servem para expulsar a combustão dos gases queimados nocivos à saúde. O chapéu T é outro acessório utilizado nesse sentido, pois impede o retorno dos gases queimados.
Outro item que tem ligação com a saída dos gases queimados são os tubos flextic, chamados também de dutos de saída, pois fazem a dispersão do CO2 para o lado externo da casa.
Há também os aros de arremate, que são anéis usados junto ao tubo de saída e com a chaminé, e o filtro de gás, uma peça acoplada ao aquecedor que serve para filtrar o pó e outras partículas transportadas pela tubulação de gás.
Por fim, há o pressurizador de água, que mantém a pressão da água quando um dos pontos de uso é utilizado pelo aquecedor.
Agora que você já sabe tudo sobre o aquecedor de água, confira as ofertas da Leroy Merlin e aproveite!